Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eu só queria ser comissária...

É... quem vê as comissárias de bordo no aeroporto, nem imagina o esforço danado que há por traz da maquiagem impecável. São meses de treinamento, provas práticas e teóricas, avaliação médica rigorosa, e um funil danado pela vaguinha na tão sonhada empresa aérea. E não acaba por aí... depois de contratada, a(o) novata(o) ainda encara mais 3 meses de treinamento (com avaliações constantes) e muita pressão psicológica.
Pronto. Depois você pega seu uniforme e acha que está tudo certo... mas não! Dá-lhe mais um mês de voos de instrução...
Segunda-feira realizei meu primeiro voo como comissária aluna. Fiz os seguintes percursos: de São Paulo à Curitiba, depois voltei para São Paulo, e por último, de SP para Goiânia, num único dia. Lindo não é? Sim, sim, ser aeromoça é conhecer lugares e viver com glamour. Mas agora imagine só: recepcionar passageiros no embarque - são aproximadamente 150 por voo, o que totalizou uma média de 450 "bom dia" e 450 "obrigada, até logo", num único dia. No segundo dia, foram 4 pousos e 4 decolagens, ou seja, 600 "bom dia" e 600 "obrigada, até logo". Gastei saliva, viu? O mais legal foi pisar em Curitiba num frio glacial, e depois pousar em Goiânia, sob um sol escaldante - e a maquiagem derretendo, mas o sorriso não saiu do rosto!
Antes de dar as boas vindas à galera, a tripulação tem tanta coisa pra fazer dentro da aeronave, que vocês nem imaginam... trocentos equipamentos de segurança devem ser checados, bebidas e alimentos devem estar  embarcados, batom retocado, informações passadas/ recebidas etc. Até que o passageiro tão esperado chegue com sua "malinha" de mão de 15k querendo guardá-la num espaço para malas de 5k, sente-se na sua poltrona (sem duplicidade, pelo amor de Deus!), e delicie-se com balas, lanches e refrigerante. É, para muita gente, voar é um evento. Para mim, a sensação foi essa. Consegui não derrubar bebidas em ninguém, realizei meus  speeches em inglês gaguejando apenas 12 vezes, fiz direitinho a demonstração de segurança e o máximo da gafe foi esquecer o número do voo e o destino na hora do speech  (uma vez, perdóavel...).
Penso que ser comissário(a) é um dom, porque depois de médicos e professores, deve ser a profissão que mais exige paciência no mundo. Paciência para esperar e para lidar com gente. Quantas pessoas você conhece que acordam as 3h da manhã e servem 600 cafezinhos numa base "chacoalhante" sorrindo? Isso que é paixão por voar e servir...
Obrigada, até logo... ops, 601!

7 comentários:

  1. Samia vc arrasa com suas historias... MUITO LEGAL AMIGA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Samia!
    Mto legal seu blog, voltarei sempre.
    Bjo e sucesso nessa nova profissão. Aaaah, e paciência tb hehehehehehe.
    Cissa

    ResponderExcluir
  3. Wellingtonjunho 03, 2010

    Ser comissária é pra quem tem Dom e vc tem sobrando.
    Espero essa sua nova carreira, te traga muitas felicidades e conquistas.
    Nem preciso dizer que seu texto está 10 né?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai Samiiii!!!

    kkkkk demais... nossa vc consegue descrever com um mega bom humor todos os nossos sentimentos...

    Eu amo ler suas histórias!!!

    beijos minha linda, continue arrasandooo

    ResponderExcluir
  5. Samia adorei seu blog é tão verdadeiro e gostoso de ler que já estou curioso para saber mais !!!!Parabéns Samia tenho muito orgulho de vc .

    ResponderExcluir
  6. Pelo paixão por voar e servir no seu post acho que vamos voar juntas qualquer hr dessas, não??

    Beijos!

    ResponderExcluir